domingo, 24 de fevereiro de 2019

Nem aposentadoria e nem bicicleta

Uns anos atrás precisei trabalhar em uma indústria, na linha de produção, coisa que nunca imaginei fazer. Lá conheci uma realidade muito louca, a realidade do trabalhador comum, como é a maior parte da população brasileira. Trabalhar de segunda a sábado igual um camelo pra ganhar 1200 conto. Lá conheci uma porrada de trabalhador com doenças adquiridas por conta do trabalho extremamente repetitivo. Pessoas com 2 meses de serviço já sentindo dores nas mãos por causa do esforço repetitivo até gente com anos de casa que perdeu os movimentos. Me lembro de uma senhora chamada Vera que parecia ter pouco mais de 50 anos e que me disse que gostava muito de ir trabalhar de bicicleta mas que não podia mais. Quando questionei, ela me respondeu que não andava mais de bicicleta pois não tinha mais força nas mãos pra apertar os freios, por conta da lesão adquirida no trabalho.
Assim como ela tem mais gente, milhares, milhões. A lesão dela é o lucro dos empresários donos das fábricas. Exploradores que a mídia vende como sendo gente de "sucesso".
Da mesma maneira que a Vera, uma porrada de trabalhadores lesionados terão que trabalhar até os 62, 65 anos para poderem enfim descansar. A quem interessa a reforma da previdência?
Vera ficou sem bicicleta e vai ficar sem aposentadoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário