quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Capitalismo e ativismo

Se formos a fundo na chamada "modernização do futebol", analisando os estádios se tornando arenas, a expulsão dos pobres do espetáculo ao vivo, veremos o processo de monopolização dos times-empresas, que tem total relação com o momento atual do capitalismo.

A luta de muitas pessoas, pelo direito a terra, esbarra em um muro chamado latifúndio, o atual "agronegócio", que tem como pressuposto básico a propriedade privada da terra. De muitas terras. É a luta dos sem terra contra o capitalismo.

Na grandes cidades é comum ter casa sem gente tanto quanto existe gente sem casa. Acontece que muitas casas ficam vazias pois estão esperando serem valorizadas, sendo especuladas, servindo à chamada "especulação imobiliária". É claro que essa "especulação imobiliária" não é um deus, não é um poder divino, são pessoas que deixam casas vazias para poder ganhar mais dinheiro com elas futuramente. De novo, a propriedade privada, o capitalismo, faz com que pessoas morem em barracos, encostas e vários lugares de risco para que uns poucos lucrem com casas vazias.

Nas escolas, as condições de trabalho e estudo que trabalhadores da escola e alunos possuem são precárias. Salas super-lotadas, falta de estrutura física e baixos salários são apenas alguns dos problemas. Isso porque as escolas públicas, onde estudam os filhos da classe trabalhadora, são privados do conhecimento sistematicamente produzido pela humanidade. As escolas são um depósito de gente sendo domesticada para o trabalho, que não aprende nem um terço do que deveria. A precarização das escolas tem papel importante para seus alunos virarem engrenagem na sociedade capitalista, onde muitos produzem pra dar lucro para poucos.

Se formos analisar o movimento pelo parto humanizado, movimento contra a cobrança do transporte público, movimentos identitários e vários outros, veremos que estão intimamente ligados à lógica do capital. Assim, é necessários rompermos com o "ativismo", precisamos nos ver como uma estrela do mar, que possui várias pontas, mas que possui um centro que une à todas, esse centro de união é a luta contra o capitalismo.

Ou forjamos uma organização que possua esse "mínimo denominador comum", ou continuaremos cada um no seu quadrado, remando em direções contrárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário