sábado, 25 de abril de 2020

Análise conjuntura - 20 de abril, 2020

Um velho camarada me disse uma vez que tem décadas em que nada acontece, mas que também há semanas em que décadas acontecem.
Quem estava vivo em 2013 vivenciou algo assim. De repente nos vimos em uma onda de manifestações que não tinhamos mais controle. Nós não tínhamos controle, mas outros tinham. Quem estava no controle eram os movimentos "Vem pra Rua", MBL, e mais um bando de carinhas novas patrocinadas por velhos empresários.
Antigamente, tivemos duas crises econômicas que com diferentes direções desembocaram em lugares bem diferentes. Uma delas foi na Rússia, a pouco mais de cem anos. Dirigida pelos bolcheviques, a crise deu origem a uma revolução socialista. Em outro caso, na Alemanha, a crise foi dirigida pelos nazistas e resultou em perseguição aos comunistas, judeus, negros e todos que não fossem arianos.
Uma crise econômica está a caminho e mais semanas em que décadas acontecem estão por vir.
Como em um trem, haverá os que darão a direção e os que serão só passageiros, além dos perdidos que se julgam direção, mas que irão pro fundão achando que estão indo pra cabine do maquinista.
Quem vai dar a direção do trem? Quem vai ter mais bala na agulha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário