domingo, 13 de janeiro de 2019

O que é o comunismo?


Me perguntaram outro dia: "O que é comunismo?". Eu pensei, pensei, tentei responder de acordo com o referencial teórico, mas fiquei eu mesmo insatisfeito com a minha resposta, ela foi tosca, abstrata, não falava do que seria esse modelo de sociedade no dia a dia. Eu poderia dizer que é uma sociedade onde cada um tem o que precisa e cada um dá o que pode, mas é pouco.

Comunismo são 3 refeições diárias, mas é mais que isso, é revolução. Comunismo é ter a certeza de não dormir no corredor de um hospital sem saber quando será atendido porque terá assistência médica pra todos e os médicos não serão mais uns arrombados, mas comunismo também não é só isso. Comunismo é o direito do faxineiro à filosofar e o dever dos filósofos à faxinar, é não existir mais patrões e nem empregados, apenas pessoas que sabem a sua função, de que maneira contribuem com a humanidade, e não simplesmente ter um holerite no final do mês que lhe proporciona pagar as contas.

No comunismo os operários decidirão por eles mesmos em que horário terá fim o expediente e poderão jogar futebol para relaxar. Jogarão contra as mulheres operárias da construção ao lado, sem discriminações, e o time de camisa contra o sem camisa será tirado no par ou ímpar. Mas também é mais que isso.

É não existir mais roubos, pois ninguém mais passa necessidade e também, por serem conscientes de seu lugar no mundo, já não almejam usurpar seu igual. E assim, já não existirá também mais polícia, ninguém mais vai forjar flagrante e nem existirá mais "suspeito padrão". A ostentação será coisa de uma sociedade pré-histórica, uma época em que uma corrente de ouro valia mais que um bom papo.

No comunismo o funk vai ser tão respeitado quanto a música clássica, aliás, o tecnobrega, a música clássica, o punk e até o sertanejo universitário narrarão as maravilhas da sociedade sem classes, da sociedade sem exploradores ou explorados. Surgirá um cantor de rap que cantará: "comunismo é compromisso, não é viagem".

O comunismo é liberdade, é direito, mas também responsabilidade. Longe de ser aquilo que chamam de utopia, o comunismo é uma possibilidade histórica que o capitalismo abriu. Não gosta dele? Azar o seu e fica ligeiro, porque essa possibilidade é real.



É isso que é o comunismo, uma possibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário