domingo, 27 de setembro de 2020

De onde surge o bolsonarismo?

 O bolsonarismo não surgiu de repente, ele não veio de geração espontânea e muitos menos da mera cabeça mirabolante de uma família fascista.

O bolsonarismo se explica com dois fatores:
1- a necessidade da burguesia em recuperar suas taxas de lucro através da retirada de direitos da classe trabalhadora. Lembrem-se que a Dilma tentou fazer reforminhas da previdência e trabalhista mas não eram como os patrões queriam. Temer conseguiu passar a reforma trabalhista mas não a da previdência. Bolsonaro foi apoiado pelas elites para enfiar na goela da classe trabalhadora todas as reformas que os patrões julgassem necessárias. Até o momento vem obtendo sucesso.

2- o segundo fator que explica o bolsonarismo é o processo pedagógico que a classe trabalhadora passou nas últimas décadas. As organizações dos trabalhadores ensinaram nossa classe que bastava votar que os eleitos fariam por nós. Não é a atoa que a principal central sindical do Brasil, a CUT, abafava greves no período Lula e esse foi o momento de menor número de greve de nossas história. "Deixa o homem trabalhar", lembram disso?

A necessidade dos patrões somada com o processo deseducativo que a classe sofreu nas últimas décadas foram a mistura perfeita que explicam onde estamos hoje. A gente tá mais ou menos como naquele funk, com o "direito de sentar, de rebolar, de quicar e ficar caladinho."

Mas segundo uma esquerda em que se misturam os enganados com enganadores, a saída está nas eleições.

Sem pânico, as coisas ainda vão piorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário