sexta-feira, 22 de junho de 2018

O garoto morto no RJ e o futebol

Marcus Vinicius de Silva morreu ontem no Rio de Janeiro. O garoto de 14 anos morreu a noite, após levar um tiro, "bala perdida", de um carro blindado dos militares enquanto ia pra escola.
Marcus poderia ter visto a reviravolta no jogo de hoje da seleção brasileira, poderia estar curtindo o dia como muitos outros garotos da sua idade. Poderia estar assistindo Sérvia e Suiça agora, ansioso para o próximo jogo do Brasil. Poderia estar xingando o Neymar ou o defendendo, criticando os passes errados do Casimiro ou dizendo que o gol de Coutinho foi fácil, mas infelizmente não está.
O problema não é o futebol, que por entrarmos de cabeça nele não nos permitimos nos sensibilizar como deveríamos em um momento desses. Nós somos trabalhadores fodidos que vêem no futebol um meio de abstração de nossa desgraça diária. Um faísca de felicidade que nos é cada vez mais privada.
O problema não é o futebol, não é a Copa, nosso problema é a sociedade capitalista, é um Estado de merda que mata para garantir o lucro dos patrões e o status quo.
Em uma sociedade sem exploração e sem opressão ainda haverá futebol e Copas do Mundo. Digo mais, vai existir muito mais futebol, e esse futebol não vai ter dono! O que não vai existir é PM, burocrata e nem patrão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário