sexta-feira, 8 de junho de 2018

O Lula é culpado?

     É comum ouvirmos nas mais diversas rodas, desde o boteco da esquina até a sala dos professores, pessoas indignadas com Lula e sua "corja". Reproduzem um discurso raivoso, parecidos com o doentio Marco Antonio Villa. Pensam a política com o fígado e não com a cabeça.
     Aos olhos inocentes Lula é o maior ladrão do Brasil. Roubou o povo brasileiro e por isso merece apodrecer na prisão. Mensagens de zapzap e montagens no facebook reforçam a todo momento essa ideia. Eu poderia dizer que isso é uma velha tática, de que uma mentira repetida mil vezes acaba por virar uma verdade. Eu poderia, mas soaria como defesa ao Sapo Barbudo. Mas será que ele é mesmo Ladrão?
     Infelizmente, mesmo com as novas tecnologias, não desenvolvemos a capacidade da onipresença e nem da onisciência. Não podemos afirmar com certeza nada, correndo o risco de julgar um inocente ou inocentar um culpado. Geraldo Alckmin é corrupto? Eu não sei. Bolsonaro é corrupto? Eu não sei. Dilma é corrupta? Eu não sei. Ciro Gomes, Marina Silva, Juninho da Padaria? Eu não sei, eu não sei, eu não sei! Agora, políticos que usam do bordão "rouba mas faz", como Adhemar de Barros e Maluf o papo é outro.




     Se a maioria dos políticos não devem ser julgados por possíveis roubos que não temos a menor maneira de comprovar, que muitas vezes são repetições que mais se parecem crianças brincando de telefone sem fio, temos total capacidade de julgá-los por ações concretas. Se a Dilma roubou eu não sei, mas fez suas reformas da previdência e assinou a Lei Anti-terrorismo, criminalizando movimentos sociais. Se Alckmin roubou eu também não sei, mas sei que ele é responsável pelo desmonte das 3 universidade públicas paulistas, por descer a porrada nos professores e por sucatear as escolas estaduais. Bolsonaro é um verme de pessoa por ser racista, machista, elitista e homofóbico, mas eu não faço a menor ideia se ele rouba ou não - não temos provas disso.
     Então vamos a pergunta central: Lula é culpado? E eu te pergunto, de quê? Da corrupção? Não faço a menor ideia, e você também não. Se não podemos afirmar isso, outras coisas podemos. Lula e o PT tem muita responsabilidade no apassivamento da classe trabalhadora. O ciclo petista deseducou os trabalhadores, disse à eles que ficassem quietinhos e trabalhando bastante enquanto os líderes do partido ocupavam as cadeiras do Estado e faziam por eles, nisso o Lula é culpado. Lula e o PT ensinaram os trabalhadores a terceirizarem suas lutas. A pessoa que disse que os banqueiros nunca ganharam tanto dinheiro como em seu governo e que disse também que precisou um torneiro mecânico chegar a presidência pra fazer o capitalismo funcionar no Brasil, tem culpa. Lula tem responsabilidade quanto ao sindicalismo pelego presente hoje em dia. Ele é produto de um sindicalismo atrelado ao Estado, se opondo à um sindicalismo livre, dos trabalhadores. Até os próprios cutistas/petistas são capazes de fazer inúmeras críticas a corrente sindical do Lula.
    Vamos acusá-lo pelo que ele fez, e não pelo que achamos que ele fez. Quanto mais fugimos dos fatos e nos aproximamos dos achismos, chegamos mais perto da loucura. Eu achar que uma árvore caiu na Nova Zelândia não significa que de fato uma árvore tenha caído lá. Nem mesmo vídeos e correntes de zap zap garantem isso, o vídeo pode ser de uma árvore parecida no Nepal.
     Se você não enviar esse texto para 3 pessoas o Suplicy aparecerá na porta da sua casa falando sobre o Renda Mínima e cantando Bob Dylan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário