terça-feira, 9 de julho de 2013

Polícia pra que?

   Desigualdade social está diretamente ligada à violência. Quanto maior a desigualdade, maior a violência. Quanto menores forem as condições de acesso à direitos mínimos dos seres humanos (alimentação, transporte, saúde, educação, entre outros) maior é o índice de violência na região. Logo, quanto melhor a qualidade de vida dos indivíduos, menos suscetíveis estarão à criminalidade. Não é uma regra, é uma constatação. Até onde eu saiba o PCC não tem corpo forte em bairros elitizados e sim nas periferias. Periferias que são esquecidas pelas políticas públicas. E sabendo disso, não há nada mais contraditório em relação à segurança pública do que investir na força policial para prevenir a violência.

   A desigualdade social beneficia uma minoria em detrimento de uma maioria. Se existe alguns com tanto, é porque existem outros com muito pouco. Os de baixo fundamentam sua existência nos endinheirados. Por trás de todo rico existem inúmeros explorados. Seja a faxineira que limpa a casa, o motorista que o transporta, o assistente de pedreiro que construiu sua mansão, os bolivianos que costuram suas roupas, os tailandeses que produzem seu tênis, etc. Uma elitezinha possui imensos privilégios, sustentados pela falta de direitos básicos da maioria.

Garantir a desigualdade social é o papel do Estado. Não o Estado de São Paulo, o Estado de Minas Gerais. Esses Estados delimitados por uma linha imaginária são apenas parte do Estado. O Estado como um órgão subjetivo também engloba as escolas, os partidos, a burocracia, a família, a igreja, etc. E é função desse Estado garantir as diferenças entre as classes. O Estado existe para garantir o poder político, econômico e social das elites. Não é coincidência que as escolas, hospitais e locais de lazer públicos são predominantemente precarizados e os locais privados possuem condições adequadas. Alguns merecem, outros não. Merece quem tem dinheiro.

   A polícia é legitimada na nossa sociedade pelo seu combate a violência, combate ao crime. Mas é contraditório a polícia combater a violência, quando essa violência é promovida pelo Estado. O mesmo que cria, combate? Seria como seu pulmão combater seus rins. Ambos são parte de um mesmo organismo, não faz sentido. A polícia é de fato legitimada pela desinformação.

   A polícia que é legitimada pelo povo quando “combate” a criminalidade, é a mesma polícia que reprime qualquer manifestação que tenha combatividade contra a lógica perversa de nossa sociedade. Qualquer pessoa que tenha um mínimo de noção do que são os movimentos sociais sabe como a polícia age em relação à eles. Os movimentos sociais que são veementemente reprimidos são aqueles que se opõem as ideologias do Estado, que lutam por justiça social e vão de encontro com os privilégios de uma elite.

   Policiais se esquecem que são trabalhadores precarizados, recebendo uma miséria para arriscar sua vida, pela manutenção desse sistema que os explora. São cães de guarda do Estado. Cachorrinhos que existem em função da burguesia. Cachorrinhos que fazem carinho no dono para comer migalhas. Comer migalhas juntos aos que eles mordem.


http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/07/1308522-pm-vai-comprar-caminhoes-com-canhoes-de-agua-para-dispersar-multidoes.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário