quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O futebol é foda

     Não me lembro da primeira vez que chutei uma bola em minha vida. Também não me lembro da primeira vez que fui a um estádio. Talvez não me lembre pois essas coisas sempre fizeram parte de minha existência, tanto quanto a amamentação ou o reflexo de fechar a mão que os bebês possuem. Mas de uns tempos pra cá minha relação com o futebol mudou, assim como as convicções políticas.

     Quando torço pela Portuguesa, pela seleção, ou simplesmente em minha admiração pelo futebol, me coloco lado a lado com diversas pessoas com posicionamentos que repudio constantemente. Quando estou na bandeirinha de escanteio do Canindé, assistindo ao jogo e Rodrigo Fabri, Leandro Amaral, Ricardo Oliveira ou o craque Domingos fazem um gol, como saber se o cara que está ao meu lado -e que naqueles momentos que só o futebol explica, nos abraçamos- é contra a sociedade de classes? Como saber se o sujeito que sofre junto à você pensa que bandido bom é bandido morto? Como saber se o cara que perde a voz incentivando os mesmos jogadores não é um burguês? Independente da classe, infelizmente, nesse momento somos companheiros e cúmplices das mesmas sensações. Futebol é foda...

     Mas e pior, e quando jogamos juntos no mesmo time!? Seja na várzea, amador, faculdade ou no futebolzinho com os barrigudos, imagina ser parceiro de ataque de um reacionário? Ou de um PM? Dizer: "não vou tocar pra você porque você é um meritocrata, se quer a bola que lute por ela!" talvez não fosse bem aceito pelos parceiros de time. Talvez. Como fazer pra esquecer que o filho da puta do seu parceiro de zaga dá borrachada no seu filho, em você, e até na mãe dele quando ele fizer um gol de voleio na final do campeonato? Pois é, a gente esquece...

     Tem gente que acha bonito, poético, o futebol ter a capacidade de unir as classes que são antagônicas por si só, unir posicionamentos tão conflitantes. Alguns acham nobre o esporte ter a capacidade de trabalhadores partilharem das mesmas aflições que burgueses, em prol de algo supostamente maior. Talvez até eu tenha entrado em contradição diversas vezes, oscilando entre esses dois sentimentos opostos enquanto escrevo esse desabafo. "Aaai que lindo esse esporte!" penso ironicamente. O futebol é foda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário