segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Matéria prima - Futebolchevique

A realidade é movida pelas contradições, essa é a lógica do capital. Uma dessas grandes contradições é futebolística.

Um país exportador de matéria prima e que importa quase todos produtos industrializados que consome importou uma matéria prima inglesa, o futebol, e deu seu mais refinado acabamento. Das seis copas realizadas entre 1950 e 1970, o Brasil esteve presente em quatro finais, ganhando três delas. A economia periférica "industrializou" a matéria-prima inglesa.

Mas como é a contradição que move a vida, esse mesmo país que deu o acabamento mais desenvolvido à matéria prima inglesa acabou por se tornar um exportador de jogadores, essa mercadoria que pode ser chamada "pé-de-obra". A exportação de jogadores de futebol ainda na juventude se tornou mais um entre tantos ramos na economia vendedora de matéria prima, e se hoje em dia a relação entre seleção e torcida é quase nula esse processo pode ser a explicação. De onde saiu Firmino? Quem é Douglas Luiz? Quem são essas pessoas que nunca vestiram a camisa do meu time ou do rival?

Dessa maneira, o outrora industrializador de matéria-prima do país industrializado, deixou de ser a expressão mais bem acabada do futebol mundial para deixar seu belo futebol à reboque dos colonizadores. Passou a ser o fornecedor de matéria-prima de sempre e apreciador da Premier League.


9 de dezembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário