sábado, 4 de junho de 2022

Aliança entre pretos e indígenas

 Muitas pessoas sabem que as diversas etnias indígenas dessa terra chamada Brasil foram escravizadas pelos portugueses. Mais pessoas ainda sabem que diversas etnias de africanos foram sequestradas de suas terras e trazidos pra cá para serem escravizados pelos mesmos invasores brancos.


Talvez o que muitos não saibam é que esses dois grandes grupos, que foram considerados sem alma pela Igreja Católica e dignos de serem escravizados, em diversos momentos e localidades lutaram juntos!

Quilombo dos Palmares, um dos maiores quilombos - se não o maior - da história do Brasil, tinha indígenas entre seus membros. Tal união se deu também em lutas na Bahia, como é relatado por Clóvis Moura: "em todas as lutas dos 'índios brabos' contra os bandeirantes havia negros fugidos aliados aos indígenas". O autor de Rebeliões da Senzala afirma que os índios Nogoió, que lutavam contra o domínio dos bandeirantes, eram orientados por escravos fugidos. Era rara a tribo indígena brasileira que escapou de ter contatos com os africanos.

Em um momento em que setores da esquerda tentam setorizar e fracionar as lutas, a história nos mostra que séculos atrás os trabalhadores em movimento já visavam a unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário